top of page
Nenhum tag.

TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

Minhas musas fashion: Gabrielle (Coco) Chanel

Na ultima quinta-feira (19/08), Gabrielle (Coco) Bonheur Chanel completaria mas um ano de vida.

Minha segunda musa fashion, nasceu em 1883 e ficou conhecida por ser visionária e revolucionária dentro do mundo da moda.

Era minimalista, gostava de cores sóbrias e prezava o conforto, por isso, em uma época predominantemente machista, conseguiu romper barreiras e mesclar o vestuário feminino com o masculino (já vimos ela por aqui, numa matéria sobre moda sem gênero. Ainda não leu? Clique aqui!). Além disso Chanel tinha personalidade muito forte e era muito inteligente, o que contribuiu para que não se importasse com a opinião alheia na hora de montar seu closet.

Abaixo veremos um pouco do legado dela e de que forma ela revolucionou na moda.

  • Calças

A estilista, que antes da fama, aprendeu a cavalgar, gostava de conforto. A calça conferia a liberdade que ela tanto queria.

Foi uma das percursoras no uso da peça, no guarda-roupa feminino.

  • Silhueta livre

No começo do século de 1900, as peças do vestuário feminino ainda eram marcadas por silhueta bem definida, corpetes, vestidos justíssimos e com algum volume. Coco desconstruiu a silhueta feminina, fazendo roupas com movimento que deixavam-as "respirar".

  • Outras peças do vestuário masculino

Peças como coletes, terninhos, também eram usadas pela estilista, que era conhecida por ter um estilo próximo ao do masculino.

  • Listras

A blusa com listras azuis e brancas fazia parte apenas do uniforme da marinha francesa, antes de ser desfilado por Coco, em 1917. Ela lançou uma coleção inspirada no universo náutico e, hoje, peças com essa referência, tem status fashion.

  • Bijoux

Enquanto as mulheres elegantes da época tinham jóias, Coco usava versões fake. Ela não se importava com o número de pedras preciosas, mas sim com o efeito que elas causavam no look como um todo.

  • Mãos livres

As mulheres da época costumavam usar clutches nas mãos. Coco como sempre prática lançou a bolsa de matelassê, que ganhou o nome de 2.55 e que é item desejo até hoje entre os fashionistas.

Para quem não conhece a história dela, assista o filme "Coco Antes de Chanel" e descubra um pouco mais sobre sua vida e contribuições para o mundo da moda.

bottom of page