top of page
Nenhum tag.

TAGS: 

POSTS RECENTES: 

SIGA

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram Clean Grey

O que é: Desfile/moda conceitual X desfile/moda comercial

Em menos de uma semana acontece a próxima fashion Week em SP, então nada mais justo que explicar a diferença entre moda/desfile comercial e moda/desfile conceitual.

Ouço muitas pessoas (algumas próximas a mim) falarem: "Nossa, que roupa ridícula. Como alguém tem coragem de usar isso?" Calma, minha gente! Existe uma coisa chamada "desfile conceitual".

Ele tem como finalidade expressar um conceito que tem haver com o estilo da marca, temporada da coleção, entre outros fatores (e que nem sempre entendemos a primeiro momento) .

O conceito muitas vezes vem de forma artística, deixando o "vestir" em segundo plano. Esse conceito é elaborado pelo estilista e envolve toda uma equipe. Desde designers, até modelos, maquiadores, cabeleireiros...

Muito exagero se vê em passarela como volumes, nudez em partes inusitadas (Como assim? A marca não quer vender roupa? Quer! Mas a finalidade naquele momento não é essa) e formas que dificultam o andar.

Temos como exemplo, o desfile do Felipe Fanaia, na "Casa de Criadores", que aconteceu em Outubro do ano passado. Nenhuma "roupa" foi feita para ser usada na rua ou vendida, mas foi um dos desfiles, do dia (sem exageros), mais aplaudido e querido pelos críticos.

O desfile conceitual tem o objetivo de atrair o olhar da mídia, do público e da crítica, agregando valor a marca.

Obviamente, nem tudo que aparece na passarela usamos (e nem todas as peças desfiladas, estão à venda), mas tiramos de lá uma noção do que será tendência e adaptamos para o dia-a-dia.

Outro exemplo foram as maxi-perolas desfiladas pela Chanel, na coleção verão 2013. Muitos aderiram essa tendência nas pulseiras, brincos, colares, mas os mais conservadores se sentiram a vontade para tirar os acessórios de pérolas da "caixinha", sem se sentirem "fora de moda".

(Maxicolar desfile Chanel X Maxicolar versão adaptada Zara)

Outra tendência (essa mais recente) é dessa primavera-verão, que são os vestidos estilo avental. Os apresentados em passarela, não são nada convencionais. Para quem acha muito extravagante, pode adaptar para um estilo casual, para o dia-a-dia, como vemos abaixo.

A moda conceitual pode, também, ser ao mesmo tempo comercial. Ela vem de forma mais "leve" e menos artística. Mais street style. Dessa forma a roupa que foi desfilada aparece em breve, nas lojas, ou no momento do desfile (See now, buy now).

Uma marca que tem focado muito em peças diferenciadas, mas que teve uma boa aceitação entre fashionistas é a italiana "Moschino".

Ou seja, a moda conceitual e comercial "andam" juntas, mas o conceito pode ser mais leve ou mais artístico.

A comercial, tem um conceito por trás, mas nem sempre a conceitual é comercializada.

Pegue o que de melhor viu nos desfiles, adapte principalmente ao seu estilo e dia a dia, sem seguir, necessariamente, o que é imposto.

Mas vamos deixar esse assunto para uma outra matéria? ;)

bottom of page